-
Símbolo Internacional da Radiação
A Portaria 453 da ANVISA. estipula que as instituições que trabalham com radiação ionizante coloquem uma sinalização visível na face exterior das portas de acesso, contendo o símbolo internacional da radiação ionizante acompanhada das inscrições: "raio-x, entrada restrita" ou "raio-x, entrada proibida a pessoas não autorizadas"
-
Mulheres Grávidas
Segundo a Portaria 453 da ANVISA, o serviço de radiodiagnóstico deve implantar um sistema de controle de exposição médico de modo a evitar a exposição inadivertida de pacientes grávidas, incluindo aviso de advertência"Mulheres grávidas ou com suspeitas de gravidez: favor informarem ao médico ou técnico antes do exame."
-
Sinalização Luminosa
As instituições que trabalham com radiação ionizante coloquem uma sinalização luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada do seguinte aviso de advertência: "Quando a luz vermelha estiver acesa a entrada é proibida". A sinalização luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiológicos indicando que o gerador está ligado e que pode haver exposição. Alternativamente, pode ser adotado um acionamento automático da sinalização luminosa, diretamente conectado ao mecanismo de disparo de raio - x.